topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos »Ermelindo Ávila » Mês de Agosto

 

Mês de Agosto

 

Chegámos ao mês de Agosto. O mês da canícula, o mês das férias, para alguns. O mês da Senhora de Agosto, pois em muitas paróquias portuguesas é celebrada a Virgem Maria sob os mais diversos invocações. Por cá temos a Mãe de Deus, ou a Senhora da Ajuda. Aqui e ali celebra-se Nossa Senhora de Fátima. Para os lajenses é a sua grande festa dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.

m todas as ilhas dos Açores, Agosto é o mês das suas maiores festas. É por isso que muitos dos nossos emigrantes aproveitam os dias de férias que lhes são concedidos pelas entidades patronais, para vir de visita às famílias e aos amigos e matar saudades dos recantos onde nasceram e foram criados. Mas, infelizmente, nem todos os que desejam vir até à terra natal o podem fazer. A crise económica domina uma parte da Europa e vai surgindo na América do Norte: Estados Unidos e Canadá.

Em Portugal a crise é assustadora. Atinge a quase totalidade da população. Muitos poucos são aqueles que podem desfrutar do privilégio de gozar as suas férias fora do seu domicílio habitual. Retiraram-lhe o chamado “subsídio de férias” e, em razão da crise económica que atingiu os portugueses, nem se sabe por quanto tempo, o custo de vida tornou-se uma verdadeira catástrofe. No entanto ainda há quem vá para as melhores praias, pratique o campismo de luxo, ou aproveite a troca de mansões para mudar de ambiente. Mas não são muitos. Rezam as estatísticas de que somente um terço dos portugueses têm disponibilidade para gozar férias. E todos delas precisam para refazer as energias perdidas e mal refeitas durante um ano de trabalho.

Até quando durará esta situação de pobreza e quase miséria para a qual foram lançados os portugueses?

Todos os dias a TV apresenta-nos programas feitos nas zonas rurais do País, naturalmente para convencer os telespectadores de que os portugueses vivem numa festa contínua, num “mar de rosas”.

E a fome e a miséria que muitos passam? Impressionante os actuais “bancos da fome”!...

É, como disse, o mês da Senhora de Agosto.

Para os lajenses é o mês da Senhora de Lourdes. A Sua festa está próxima. A novena preparatória, como é tradicional, tem início no dia 17. Dois dias antes, a paróquia da Silveira celebra a sua maior festa – da Mãe de Deus. E, no mesmo dia, a Prainha do Norte, festeja a Senhora da Ajuda. ´

Mas não só neste mês a Senhora é venerada pelos cristãos. Muito antiga é a devoção à Senhora do Rosário. E há também, a invocação de Senhora do Socorro, Senhora da Conceição, Senhora do Livramento, Senhora das Mercês, Senhora das Candeias, Senhora da Saúde, Senhora da Compaixão,  Senhora da Pureza, Coração de Maria, Senhora da Boa Nova, Senhora do Carmo, Senhora das Dores e Senhora da Soledade e Senhora da Assunção. E também Senhora da Boa Viagem, de muita devoção em Santa Cruz das Ribeiras.

Com a festa de Nossa Senhora de Lourdes os lajenses celebram a “Semana dos Baleeiros”, lembrando aqueles que, em épocas passadas, se dedicaram à perigosa actividade, sempre os grandes promotores das festas da sua Padroeira.

Um pouco à frente, a 8 de Setembro, a freguesia da Piedade celebra a sua festa principal dedicada também à Virgem Senhora da Piedade.

Então, terminam as festas nas paróquias picoenses e os emigrantes retornam aos países onde se fixaram, onde residem filhos e netos, a grande maioria a desconhecer a terra de seus avós.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007